quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Termologia 


A invenção do termômetro é geralmente atribuída a Galileu Galilei que em 1592 usou um tubo invertido, cheio de ar e água, no qual a elevação de temperatura exterior produzia dilatação do ar e a conseqüente alteração do nível da água.
Assim como o termômetro de Galileu, muitos outros construídos ainda no século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas causas, particularmente a pressão atmosférica, intervinham na medição. O primeiro a superar essas dificuldades foi, no início do século XVIII, Daniel Gabriel Fahrenheit, que fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio e com isso estabeleceu os princípios da termometria. A técnica que adotou para construir seu termômetro é a mesma empregada até hoje e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor.
Existem vários tipos de termômetros, alguns exemplos sao:
Pirômetro Óptico
Pirômetro Óptico
Emite radiação térmica e relaciona-a com a temperatura para efetuar a medição de temperatura do corpo.

Existem, além desses, diversos outros tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves, etc.

Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua praticidade e facilidade de leitura.
Termômetro de radiação

Imagem de satélite que possibilita a medição da temperatura
Usados para medir a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra: atuam a uma grande distância e sem contato com a Terra. São geralmente usados em satélites meteorológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário