quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Local mais quente do mundo 
Embora os chineses aleguem que a Montanha Flamejante é o lugar mais quente do mundo, esta distinção pertence ao Irã: Dasht-e Lut, também conhecido como o Deserto de Lut, o 25º maior do mundo, é um grande deserto de sal no sudeste da província de Kerman, no Irã. Na superfície arenosa do local tem sido medidas temperaturas tão elevadas quanto 71°C. O satélite “Aqua” da NASA, num estudo de sete anos de temperaturas da superfície terrestre global, indicou o Deserto de Lut como o ponto mais quente do planeta.
Deserto de Lut.

Local mais frio do mundo 


A vila remota é geralmente considerada a região habitada mais fria da Terra. Oymyakon é uma cidadezinha que está a dois dias de viagem de Yakutsk, a capital regional que tem as mais baixas temperaturas do inverno de qualquer capital do mundo.
Como os moradores lidam com o frio? Muita vodka, é claro. Mas a vida ali é realmente complicada.
Oymyakon ironicamente significa “água descongelada.” Isto é devido à uma nascente termal localizada nas proximidades. Originalmente, o local foi usado por pastores de renas davam banho em seu rebanho nas nascentes quentes.
A menor temperatura registrada em Oymyakon foi – 71,2 ºC em 1924. De acordo com o The Independent, o uso de óculos ao ar livre pode machucar severamente o rosto do usuário. Este é apenas um dos problemas mais humildes da cidade.
Outras adaptações que os moradores têm de fazer em suas vidas diárias são mais extremas do que um curto período de miopia ou hipermetropia quando pisam para fora de casa. O solo congelado torna difícil o encanamento interno funcionar, de modo que a maioria dos banheiros são alpendres. O frio intenso também torna difícil cavar sepulturas. O terreno tem de ser aquecido com uma fogueira antes de um funeral. Os moradores usam garagens aquecidas para seus carros não quebrarem. Carros deixados na rua precisam andar constantemente, ou não ligam mais sem uma visita do mecânico. Aviões não podem voar para a área no inverno. E, claro, o risco de queimaduras é grande depois de apenas alguns minutos no frio. Na verdade, andar com roupas que não protegem tanto a pessoa pode causar hipotermia, e consequentemente a morte.
“Eu estava usando calças de tecido fino quando eu pisei pela primeira vez do lado de fora a -47 ºC, disse um morador. “Lembro-me de sentir como o frio estava penetrando em minhas pernas. Outra surpresa foi que, ocasionalmente, minha saliva congelava e picava meus lábios”.
Devido ao solo congelado, é praticamente impossível plantar e colher em Oymyakon. A população sobrevive basicamente de carne. Os moradores locais adoram comida fria, como peixe (cru) congelado do Ártico, salmão branco, peixe branco, fígado de cavalo e, principalmente, sopa com carne.
O fotógrafo Chapple viajou para Oymyakon e Yaktusk para registrar essas imagens interessantes sobre a vida no ambiente brutalmente frio.
Curiosamente, verões em Oymyakon e Yakutsk são relativamente quentes, e a média dos anos 60 e 70 foi de 34 ºC, de acordo com a meteorologista Jon Erdman. Mas os invernos são longos e os verões curtos, e de acordo com Chapple, muitos moradores na verdade reclamam muito mais do clima quente



Escalas Termométricas
Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.

Escala Celsius
É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0 °C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100 °C).

Escala Fahrenheit
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0 °F) e a temperatura do corpo humano (100 °F).
Em comparação com a escala Celsius:
0 °C = 32 °F
100 °C = 212 °F

Escala Kelvin
Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0 K) e é calculada apartir da escala Celsius.
Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:
-273 °C = 0 K
0 °C = 273 K
100 °C = 373 K

Termologia 


A invenção do termômetro é geralmente atribuída a Galileu Galilei que em 1592 usou um tubo invertido, cheio de ar e água, no qual a elevação de temperatura exterior produzia dilatação do ar e a conseqüente alteração do nível da água.
Assim como o termômetro de Galileu, muitos outros construídos ainda no século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas causas, particularmente a pressão atmosférica, intervinham na medição. O primeiro a superar essas dificuldades foi, no início do século XVIII, Daniel Gabriel Fahrenheit, que fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio e com isso estabeleceu os princípios da termometria. A técnica que adotou para construir seu termômetro é a mesma empregada até hoje e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor.
Existem vários tipos de termômetros, alguns exemplos sao:
Pirômetro Óptico
Pirômetro Óptico
Emite radiação térmica e relaciona-a com a temperatura para efetuar a medição de temperatura do corpo.

Existem, além desses, diversos outros tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves, etc.

Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua praticidade e facilidade de leitura.
Termômetro de radiação

Imagem de satélite que possibilita a medição da temperatura
Usados para medir a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra: atuam a uma grande distância e sem contato com a Terra. São geralmente usados em satélites meteorológicos.